2011/11/17

Para a Vanessa

da cor dos cabelos. Lembrarei sempre a Vanessa, uma menina linda, de sorriso meigo. Hoje marquei-lhe falta! Estou triste.

2011/11/15

http://youtu.be/IOdabX1VXiw

PROPOSTA DE CORREÇÃO – Ficha de avaliação 1 - 7º ano

Iª PARTE GRUPO 1 – AS SOCIEDADES RECOLETORAS
1.1. Arqueologia.
1.2. Arqueologia é a ciência que que estuda as culturas e os modos de vida do passado a partir da análise de vestígios materiais.
 1.3. África.
1.4. América.
2. O homem na sua evolução desde o estágio primitivo até ao homem atual.
2.1. A bipedia, a posição vertical e o progressivo aumento da capacidade craniana distingue, por exemplo, o homo habilis do homo sapiens sapiens. Os instrumentos fabricados, entre os mesmos, evoluíram e tornaram-se mais eficazes, diversificados e resistentes.
3. Uma sugestão – “Agrupamento de hominídeos”.
4. Verdadeiro; Verdadeiro; Verdadeiro; Falso. Os caçadores do Paleolítico praticavam uma economia de recoleção; Falso. As comunidades de hominídeos do Paleolítico tinham uma vida nómada.
5.1. Figura 1: Arte rupestre ou arte parietal; Figura 2: Arte móvel (Vénus).
5.2. Desconhece-se a intenção com que o homem primitivo pintava ou esculpia. Alguns historiadores defendem que o nosso antepassado representava os animais para que as caçadas lhe corressem bem. Com efeito, algumas pinturas aparecem representadas com setas ou marca das mesmas. Desta forma, os hominídeos acreditavam que ao espetar uma seta nos animais, estes seriam atingidos na realidade (ato mágico). Contudo, nem todos os historiadores concordam com esta interpretação da finalidade mágica da arte rupestre. As “Vénus” eram pequenas figuras (10 cm), consideradas símbolos da fecundidade e da maternidade da mulher.

GRUPO 2 – AS SOCIEDADES PRODUTORAS E AS PRIMAVERAS CIVILIZAÇÕES
1. 1. Cão; 2. Trigo; 3. Menir; 4. Cestaria; 5. Cavalo; 6. Tecelagem; 7. Anta; 8. Sedentário; 9. Cromeleque; 10. Foice; 11. Aldeamento; 12. Tear; 13. Cerâmica; 14. Dólmen.
2.1. Crescente fértil (manual, pp. 20 e 34).
3. Agricultura e pastorícia. Pedra polida (machado, foicinha). Vida sedentária (aldeias).
3.1. Época de profundas transformações nas condições de vida dos homens entre o 8º e o 6º milénios a.C. Caracteriza-se pela invenção da agricultura, da domesticação de animais e da cerâmica. Em consequência, os homens do Neolítico tornaram-se sedentários e agruparam-se em aldeias. Então, a economia recoletora do Paleolítico deu lugar à economia de produção.
4. A) Menir; B) Anta ou dólmen; C) Cromeleque.
4.1. B) agrupamento de pedras ao alto cobertos por grandes lajes (alguns com corredor de acesso), onde as comunidades neolíticas entrerravam os mortos. C) conjuntos de megálitos dispostos em círculo, considerados lugares de culto e de reunião e, talvez, observatórios astronómicos.
5.1. A) Antigo Eipto; B) Suméria; C) Vale do Indo; D) Antiga China.
5.2. A) Nilo; B) Tigre e Eufrates; C) Indo; D) Amarelo.
5.3. 1) Oceano Atlântico; 2) mar Mediterrâneo; 3) mar Vermelho; 4) Oceano Índico; 5) Oceano Pacífico.

IIª PARTE  - O EGITO – A GRANDE CIVILIZAÇÃO DO NILO
1. A: mar Mediterrâneo; B: deserto da Líbia; C: deserto arábico; D: mar Vermelho; E: rio Nilo; F: alto Egito; G: baixo Egito; H: Delta.
1.2. O Eipto sem o rio Nilo seria um deserto (Líbio, Arábico). As águas do Nilo inundavam as margens e depositavam nelas um limo muito fértil que tornava as terras muito produtivas. Por isso, a vida dos egípcios dependia das cheias e da sua regularidade. Este facto permitia dedicarem-se a uma próspera agricultura, a principal atividade económica do Egito. Cultivavam trigo, cevada, linho, vinho, produtos hortícolas.
2. Embalsamamento ou mumificação. O objetivo era o de preservar o corpo (múmia) para a vida eterna no sarcófago, uma caixa forma antropomórfica.
3.1. Escrita hieroglífica.
3.2. Na civilização Suméria (em meados do 4º milénio a.C.).
3.3. Estão relacionados porque o papiro era o principal suporte da escrita hieroglífica.
4.1. Faraó, sacerdotes, nobres, escribas, camponeses/artesãos, escravos.
4.2. Era uma sociedade ordenada pois às camadas sociais superiores estavam subordinadas as restantes. Cada um ocupava uma determinada posição, com regalias e deveres próprios. As camadas sociais superiores tinham privilégios e riquezas, as inferiores levavam uma vida dura (lembro o documento 4 “Um povo ao serviço do Faraó”).
5. Serpente sagrada (protetora do Faraó). Barba postiça (símbolo da imortalidade). Chicote e cepto/bastão (símbolos da justiça e da autoridade).
6. HORIZONTAIS - 1. Hieroglífos; 2. Escrita; 3. Biblos; 4. Rá; 5. Escribas. VERTICAIS - 1. Fenícios; 2. Ísis; 3. Alfabeto; 4. Múmia; 5. Osíris.
7. A afirmação de Heródoto justifica-se uma vez que a religião fazia parte do quotidiano dos egípcios. Eram politeistas, ou seja, acreditavam em vários deuses, por exemplo Ísis, Osíris, Anúbis, Amon-Rá, Hórus a quem prestavam culto. O faraó também era objeto de culto por ser considerado um verdadeiro deus. Acreditavam na vida eterna e por isso também prestavam culto aos mortos e até escreveram o “Livro dos Mortos” (com orações e conselhos) que colocavam nos túmulos.