2012/01/26

Trabalho dos alunos do 11º 11 - Bruna, Daniela, Luís A
http://youtu.be/y7_Pcar1B68

PRÁTICA DE COMEPETÊNCIASOS DIREITOS HUMANOS NA JOVEM NAÇÃO AMERICANA – TEORIA E PRÁTICA”

11º11

DISCRIMINE OS DIREITOS CONCEDIDOS AO POVO AMERICANO NO BILL OF RIGHTS (doc. B).
”Bill of Rights”- Declaração dos cidadãos dos E.U.A discriminam-se os seguintes direitos: o direito do povo à inviolabilidade das suas pessoas, domicílios, papéis, e haveres contra buscas e apreensões arbitrárias; ninguém poderá ser privado da vida, liberdade, ou propriedade sem o devido processo legal; em todos os processos criminais, o acusado terá direito a um julgamento rápido e público, por um júri imparcial do Estado e distrito onde o crime tenha sido cometido; o Congresso não produzirá leis no sentido de estabelecer uma religião, ou proibindo o livre exercício dos cultos; ou limitando a liberdade de expressão, ou de imprensa, ou o direito do povo se reunir pacificamente, e de dirigir  ao governo petições para a reparação dos seus agravos.
Bruna
Luís A
Daniela
Ana Isabel
JUSTIFIQUE O BILL OF RIGTHS TENDO EM CONTA O EXTRATO DA DECLARAÇÃO DE INDEPENDÊNCIA.
O Bill of Rights veio confirmar o que antes já tinha sido estabelecido pela Declaração da Independência, ou seja, complementou a anterior Declaração de Independência elaborada por Thomas Jefferson (um dos principais redatores).  
- Diana Bandeira nº12.
- Luís Macedo nº16.
- Patrícia Rosário nº20.
EXPLIQUE A PRESENÇA DE VOLTAIRE, ROUSSEAU E B. FRANKLIN (finais do século XVIII - Voltaire, Rousseau e B. Franklim na tampa de uma caixa de rapé - doc. C).
A nova república americana foi constituída sob bases e ideias iluministas. Rousseau e Voltaire, dois destacados iluministas cujo pensamento teve influência no nascimento da nova nação. Benjamin Franklin aparece no lado destes dois iluministas porque foi um protagonista na luta pela declaração da Independência. Foi embaixador em Paris da causa americana e um grande defensor da abolição da escravatura. Os três defendem os mesmos princípios e por esses ideias tiveram um papel fundamental  na revolução americana.

Nota : Benjamin Franklin negociou com os Franceses, enquanto embaixador da causa americana e foi um importante defensor da abolição da escravatura. Criou uma associação para defender esta causa.
 
Bárbara
Ana Rita
Isa
Ana Luísa

COMENTE A IMAGEM DO DOC. D À LUZ DOS PRINCÍPIOS EXPRESSOS NO DOC. A.
Através da análise da imagem presente do doc.D, é possível identificar subjacentemente ao titulo “Venda de escravos na Virgínia” um vestígio do mercado de escravos negros, facto que se opõe aos ideais liberalistas e de cariz iluminista presente no extracto da Declaração da Independência dos Estados Unidos da América do doc.A.  O documento elaborado em 1776 fundamentava ideais onde o homem era considerado um ser livre e igual entre si e com o direito de ser feliz. No entanto no doc.D verificamos que em pleno século XIX ainda se praticava o tráfico de escravos.      
nota: Devido ao comércio triangular, executado entre as nações europeias no Atlântico, um vasto fluxo de escravos negros foi sucessivamente transportado para os territórios americanos, impondo a estes escravos serviços e trabalhos duros, que mesmo posteriormente à revolução americana continuavam. Contudo A. Lincoln abole a escravatura em 1865 por todo o país.
Portugal, um dos pioneiros na abolição da escravatura. Decorria o reinado de D.José I quando, em 12 de Fevereiro de 1761 foi abolida por Marquês de Pombal no reino/Metrópole e na Índia.
 
António
Mariana
Sandra
Vanessa
Ricardo
Sara F
CONCORDARIAM VOLTAIRE E ROUSSEAU COM A SITUAÇÃO DO DOC. D (venda de escravos na Virgínia)?
Pedro
Jorge
Diogo
DESCREVA A SITUAÇÃO DA IMAGEM DO DOC. E (1912 - manifestação em Nova Iorque). QUE OUTRO TÍTULO LHE DARIA?
A imagem representa um movimento a favor do sufrágio feminino. Um movimento social, político e económico com o objectivo de alargar o direito de voto às mulheres. As primeiras feministas encontraram nos ideais democráticos de inspiração iluminista – igualdade e liberdade - o direito à participação das mulheres na vida política. A luta pelo voto feminino foi   o primeiro passo a ser alcançado pelas feministas da era pós revolução industrial de que é exemplo a imagem do documento E (manifestação em Nova Iorque, 1912).
Em Portugal a primeira mulher a votar foi Carolina Beatriz Ângelo (primeira mulher a votar no quadro dos doze países europeus que vieram a constituir a União Europeia). Só com o decreto de lei 19.694, de 5 de Maio de 1931, é que pela primeira vez na história política do país, as mulheres foram consideradas como eleitoras. Nessa altura as mulheres ganharam também o direito a serem eleitas para a Assembleia Nacional. Nas primeiras eleições legislativas ocorridas no Estado Novo foram eleitas três deputadas, sendo desta forma as primeiras mulheres deputadas na História de Portugal. O sufrágio universal feminino só foi conquistado após o 25 de Abril.
A luta pelo Direito ao Voto Feminino ” (título alternativo).  
Ana Carolina
Ana Teresa
Cátia
Filipa

PRÁTICA DE COMEPETÊNCIASOS DIREITOS HUMANOS NA JOVEM NAÇÃO AMERICANA – TEORIA E PRÁTICA”

11º10

DISCRIMINE OS DIREITOS CONCEDIDOS AO POVO AMERICANO NO BILL OF RIGHTS (doc. B).
Os direitos que são concedidos ao povo americano neste documento (Bill of Rights) são:
- O Estado não define uma religião oficial permitindo que os seus cidadãos escolham e pratiquem aquela que lhes pareceu melhor (com base nos ideais de Voltaire e Rousseau);
- Liberdade de expressão e o direito de reunião das pessoas desde que fosse passiva;
- Podem contestar as decisões do Governo através de petições (John Locke e Rousseau/Contrato Social);
- É proibido que pessoas, casas, papéis e haveres sejam apreendidos e revistados de forma arbitrária;
- Não se pode prender alguém ou retirar-lhe alguma propriedade sem que haja processo legal;
- Os cidadãos passam a ter direito a um julgamento rápido e público quando acusados.

- Pedro Lima, nº6;
- Patrícia Rego, nº11;
- Rui Salta Sequeira, nº13.
JUSTIFIQUE O BILL OF RIGTHS TENDO EM CONTA O EXTRATO DA DECLARAÇÃO DE INDEPENDÊNCIA.



EXPLIQUE A PRESENÇA DE VOLTAIRE, ROUSSEAU E B. FRANKLIN (finais do século XVIII - Voltaire, Rousseau e B. Franklim na tampa de uma caixa de rapé - doc. C).

Benjamin Franklin, foi um dos líderes da revolução Americana.
Rita
Marta
Marina
COMENTE A IMAGEM DO DOC. D À LUZ DOS PRINCÍPIOS EXPRESSOS NO DOC. A.

No século XIX, na Virgínia, não eram seguidos alguns dos direitos inalienáveis proscritos na Declaração da Independência dos EUA. No doc.D está representada uma família de raça negra, prestes a serem vendidos, possivelmente para uma fazenda nas colónias americanas, onde serão escravizados nas plantações. A Declaração da Independência dos EUA de 1776 defendia que todos os homens nascem iguais e com os mesmos direitos. A prática de venda de escravos ia contra a dita declaração. A mentalidade do sul dos EUA ainda não abraçava os princípios da Declaração. Só a partir de 1862, no período de governação de Abraham Lincoln, depois da guerra civil americana, foi proclamada a liberdade dos escravos dos estados confederados (sul). Este grande presidente nascido a 12 Fevereiro1809 aboliu a escravatura nos EUA. Em 1865, enquanto assistia a uma peça de teatro, foi violentamente assassinado e acabara assim o seu mandato.
Em 1929 nascera um novo defensor da abolição de diferenciação de direitos entre negros e brancos, Martin Luther King jr. Um afro-americano que desejava  praticar o que estava escrito na Declaração da Independência dos EUA. Liberdade e os mesmos direitos para todos os seres, Martin travara muitas manifestações organizadas não violentas contra o sistema de segregação, para que todos os homens tivessem os mesmos direitos. A 1968 fora assassinado e pagou com a sua própria vida todos os ideais que defendera toda a sua vida. Deveríamos honrar todos aqueles que deram a vida para proporcionar a liberdade que temos!
Bruna
Paula
Luís F
CONCORDARIAM VOLTAIRE E ROUSSEAU COM A SITUAÇÃO DO DOC. D (venda de escravos na Virgínia)?

Tendo em conta o documento D podemos afirmar que estes dois grandes iluministas censuravam a escravatura.
Rita
Marta
Marina
DESCREVA A SITUAÇÃO DA IMAGEM DO DOC. E (1912 - manifestação em Nova Iorque). QUE OUTRO TÍTULO LHE DARIA?
Título sugerido: “ As sufragistas”
Ao longo de toda história, a mulher ficava sempre na sombra do homem. Nunca teve os mesmos direitos, as mesmas possibilidades, nem o mesmo estatuto social. Durante dezanove séculos o único espaço considerado apropriado para a mulher foi a casa, onde deveria cuidar dos filhos e “servir o homem”. Com a época das revoluções liberais, as mulheres também começaram a exigir os seus direitos e foi a partir da aqui que se iniciam as manifestações (femininas), conhecidas como “sufrágio feminino”. O primeiro destes movimentos realizou-se em 1893, na Nova Zelândia. Este género de manifestações assumia em carácter social, económico e político. No caso da imagem apresentada, estamos perante uma manifestação de carácter político, que teve como objectivo estender o direito de voto às mulheres. Este acontecimento deu-se em Nova Iorque em 1912.
No caso de Portugal, apenas a 5 de Maio de 1931 é que pela primeira vez na história política do país, as mulheres foram consideradas como eleitoras e eleitas, no entanto com muitas limitações;
ü  Tinham de ser chefes de família (viúvas, divorciadas, com maridos no estrangeiro);
ü  Tinham que ter completado o ensino secundário. No entanto o sufrágio universal feminino só foi alcançado após o 25 de Abril.
De certa forma, estes movimentos tiveram inspiração nas ideias iluministas, nomeadamente o direito à igualdade e à liberdade que se aplica neste caso. As mulheres começaram a questionar-se porque é que deviam obedecer às leis como toda a gente se não tinham o direito de participar no processo de elaboração das mesmas.

Nota: A desigualdade política também se registava no campo masculino, conhecido como sufrágio censitário: concessão do direito do voto apenas àqueles que atendiam certos critérios (ex: condição económica satisfatória).
Ângela
Ana V
Lilya

  










PRÁTICA DE COMPETÊNCIAS “OS DIREITOS HUMANOS NA JOVEM NAÇÃO AMERICANA – TEORIA E PRÁTICA” - 11º9

DISCRIMINE OS DIREITOS CONCEDIDOS AO POVO AMERICANO NO BILL OF RIGHTS (doc. B).
Bill of rights é o nome dado às dez primeiras emendas da Constituição dos EUA. Baseou-se na Declaração dos Direitos da Virgínia de George Mason, em obras iluministas referentes aos direitos naturais e em documentos políticos, como por exemplo, a Magna Carta (1215). * Os populares têm o direito de eleger a religião com que melhor se identificam (tolerância religiosa) e a não intervenção do Estado; * A liberdade de expressão está ao alcance de todos, facto que contribui para promover a soberania popular; * O sistema de justiça é progressivamente mais eficaz, pois os cidadãos têm o direito a instituir um processo, nos mais variados domínios do quotidiano. Tudo isto acompanhado por um juiz imparcial; Em suma, o bill of rights tem como propósito definir limites sobre o que o governo pode ou não fazer em questões de liberdade pessoal. (JoanaC, Mário, Carlos, Rui C. MárioM).

JUSTIFIQUE O BILL OF RIGTHS TENDO EM CONTA O EXTRATO DA DECLARAÇÃO DE INDEPENDÊNCIA.
Na nossa opinião o Bill Of Rights foi um documento que surgiu com o objetivo de realçar o que está implícito na Declaração da Independência de 1776. Como podemos verificar no documento A, a declaração inicial defendia valores como a Liberdade, a Igualdade, a Vida e a Felicidade. Os valores defendidos continuam a ser os mesmos mas especificados em questões como a justiça (direito a julgamento rápido e publico), a religião (tolerância religiosa) e a segurança (a necessidade de uma autorização jurídica para executar qualquer investigação). (Jorge Simões. Rui Gomes).

EXPLIQUE A PRESENÇA DE VOLTAIRE, ROUSSEAU E B. FRANKLIN
Benjamin Franklin foi um dos líderes da Revolução Americana de 1776. Rousseau e Voltaire foram dois iluministas. Na nossa opinião a presença das três figuras deve-se à enorme influência que as ideias iluministas exerceram sobre o pensamento e prática política da nação emergente, os Estados Unidos da América. (Diana. Bárbara B. Joana Carmona).

COMENTE A IMAGEM DO DOC. D À LUZ DOS PRINCÍPIOS EXPRESSOS NO DOC. A. CONCORDARIAM VOLTAIRE E ROUSSEAU COM A SITUAÇÃO DO DOC. D?
Sendo Voltaire e Rousseau grandes iluministas e defensores da igualdade entre os homens e dos seus direitos civis seria certo discordarem com a situação demonstrada no documento D (Rousseau deixa clara a sua ideia contra a escravatura na sua obra “Contrato Social”). (Guido Flávia, Joana Costa).

DESCREVA A SITUAÇÃO DA IMAGEM DO DOC. E . QUE OUTRO TÍTULO LHE DARIA?
No documento E, podemos observar um conjunto de mulheres a lutarem pelos seus direitos através de uma manifestação em Nova Iorque. Estas defendiam "para impostos iguais, apresentação igual" e com isto pretendiam dizer que, se a mulher paga os mesmos impostos, então deve ter os mesmos direitos que os homens, pois, segundo os princípios iluministas "Todo o Homem nasce igual". Defendem também que o voto do sexo feminino deve ser considerado, pois existe uma democracia, onde o poder está nas mãos do povo, ou seja, existe soberania popular. Breve referência ao sufrágio em Portugal: Só com o decreto-lei 19.694 de 5 de maio de 1931 é que pela primeira vez, na história política do país, as mulheres foram consideradas como eleitoras. Contudo, este decreto era bastante limitado; apenas adquiria o direito de votar, mulheres chefes de família, ou seja, as viúvas, divorciadas, separadas de pessoas e bens, com família própria e aquelas que estivessem casadas, mas que os maridos estivessem no estrangeiro ou nas colónias. Para além disto, teriam também de ter completado o ensino secundário ou serem titulares de um curso superior com certificado. No entanto, o sufrágio feminino só foi alcançado após o 25 de Abril. (Adriana Fernandes Ana Lopes Ana Margarida Gomes Bruna Batista).