2008/06/18

Guernica3D - PPicasso e a arte contra a violência gratuita!



Em 26 de Abril de 1937 durante a Guerra Civil espanhola (1936-1939), um ataque aéreo da Legião Condor (bombardeiros alemães aliados dos fascistas espanhóis), destruiu, por ordem do General Franco, a cidade de Guernica (pequena cidade basca).Foi considerado o primeiro ataque aéreo da história feito a uma localidade desmilitarizada. Ao todo, 600 mil pessoas morreram durante os três anos da Guerra Civil Espanhola. Guerra Civil Espanhola, preliminar da II Guerra Mundial para os fascistas. Este quadro revela Picasso como profundo defensor da liberdade humana e é testemunho do seu desejo de tomar o partido dos oprimidos e das vítimas da violência. Picasso evitou introduzir referências directas a uma realidade concreta, para universalizar ao máximo a mensagem contra a loucura de todas as guerras.
Alguns detalhes do quadro:
Animais simbólicos: o touro e o cavalo, 2 animais que caracterizam a tourada, símbolo do povo espanhol, vítima de agressão;
Distorções: todas as figuras do quadro aparecem distorcidas, atormentadas por uma força opressora;
O Grito: pessoas e animais têm a boca aberta para deixar saír um Grito Colectivo de Terror;
Cores: preto, branco e cinzento para criar uma atmosfera dramática dominada pela morte e pelo sofrimentos.

1 comentário:

Anónimo disse...

O quadro já estava pintado antes do "bombardeamento". Franco quando chegou à cidade, não acreditou que tivesse sido "bombardeada"; sobreviveram ao "bombardeamento" o carvalho, símbolo da resistência Basca; a ponte e a fábrica de armamento, então pergunta-se: - o que andaram lá a fazer nos Céus os aviões alemães durante 3h15m?