2008/12/19

É Natal!







































Depois de um período de trabalho intenso, desejo a todos os meus alunos boas festas e umas férias felizes.

2008/12/15

Baseado no livro "Passado a Limpo", de Eduardo Bueno


O livro começa com o encontro entre indígenas e portugueses nas areias de Porto Seguro ("os pelados e os peludos"), revelado em detalhes na carta de Pero Vaz de Caminha.

"Jornalista brilhante que é, Eduardo Bueno, consegue transformar a matéria histórica num agradável passeio (...) percorre, num texto fluente e elegante, diversos temas: da maquiagem dos faraós ao esplendor do asseio árabe, do mau cheiro no Brasil colonial à falta de higiene na corte imperial, da falta d’água aos primórdios da higienização, dos produtos de asseio aos estéticos. Um passeio que ensina e diverte ao mesmo tempo", Mary Del Priore.

"Kingdom of Heaven" - Europa/Palestina: Jerusalém - século XII

11º J





1. A Batalha de Hattin,1187, através da qual os muçulmanos reconquistam Jerusalém.
2. A Batalha de Hattin, 1187 representa uma grande derrota dos cristãos nas Cruzadas.
3. ...

2008/12/09

10 de Dezembro passa a ser considerado o Dia Nacional dos Direitos Humanos



- Declaração dos Direitos da Virgínia de 12 de junho de 1776, escrita por George Mason e proclamada pela logo depois do início da guerra de independência norte-americana, é considerada a primeira declaração moderna sobre os direitos humanos.
- Declaração da Independência dos Estados Unidos da América, 4 de julho de 1776
- Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão de 26 de Agosto de 1789, um dos símbolos da Revolução Francesa. Continua a ser a referência principal de todos os textos de direitos humanos. Os seus princípios iluministas tinham como base a liberdade e igualdade perante a lei, a defesa inalienável à propriedade privada e o direito de resistência à opressão.
- Declaração dos Direitos da Mulher, Olympe de Gouges, 1790, a pioneira na luta pela emancipação da mulher e pela igualdade de direitos.
- Declaração Universal dos Direitos Humanos, em 10 de Dezembro de 1948, adoptada e proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em resposta aos horrores da 2ª Guerra Mundial.

A Assembleia da República de Portugal, reconhecendo a importância da Declaração Universal dos Direitos do Homem, aprovou em 1998 uma Resolução na qual institui que o dia 10 de Dezembro passa a ser considerado o Dia Nacional dos Direitos Humanos. (Wikipédia)

A 10/12/2008 comemora-se o 60º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos





2008/12/08

11º ano

Não esquecer Setembro...