
DESAFIO III (Vale 12 pontos):
1. Produz uma pequena reflexão pessoal acerca do artigo 29º da Convenção "A educação deverá ter como objetivo o pleno desenvolvimento da personalidade, talentos e capacidade física e mental da criança. A educação deverá preparar a criança para uma vida adulta livre, numa sociedade livre, e propiciar o respeito aos pais da criança, à identidade cultural, língua e valores da criança, bem como o respeito ao ambiente cultural e aos valores dos outros."
DESAFIO II (Vale 10 pontos):
1. Em que ano entrou em vigor a Convenção dos Direitos da Criança?
2. Em que ano a mesma foi ratificada por Portugal?
3. Em que dia/mês do ano se comemora o Dia Mundial da Criança?
4. Qual é a sua opinião acerca do Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil?
Vencedora: Ana Sofia, 8º D.
O TRABALHO INFANTIL
"O trabalho infantil é um dos grandes dramas sociais do mundo.
Desde sempre, as crianças trabalharam, ajudando as famílias nos campos e nos ofícios, com maior ou menor intensidade. A extrema fragilidade dos meios de subsistência, no tempo em que as técnicas de produção e a organização social eram precárias, a isso obrigavam, pois era necessária a colaboração de todos. O advento da Revolução Agrícola e da Revolução Industrial trouxe novos dados: nas minas e nas fábricas, as crianças passaram a fazer parte do operariado, cumprindo jornadas de trabalho de quinze ou dezasseis horas.
Hoje em dia, porém, reconhece-se que o trabalho tem consequências extremamente negativas sobre a saúde e o crescimento da criança. O normal desenvolvimento físico, psíquico, social e emocional da pessoa tem exigências que não se coadunam com a disciplina do trabalho. Por outro lado, a generalidade das crianças que trabalham não frequenta a escola, ainda que a escolaridade, a um nível básico, seja mencionada na Convenção dos Direitos da Criança.
A UNICEF estima que uma em cada quatro crianças do Terceiro Mundo e dos países em vias de desenvolvimento, sobretudo asiáticos e africanos, tem que trabalhar para reforçar o orçamento da família. São mais de 250 milhões de crianças que trabalham em condições sanitárias por vezes deficientes, durante um número de horas excessivo, mesmo para adultos, por salários extremamente baixos, sem qualquer tipo de apoio social. As crianças são mão-de-obra dócil e barata, fácil de explorar.
A resolução do problema passa pelo desenvolvimento económico dos países mais pobres, de forma a erradicar a miséria; pela promulgação e pelo cumprimento de legislação que garanta os direitos da criança (escolaridade obrigatória, estabelecimento de uma idade mínima legal para trabalhar, etc.); e pela própria pressão dos cidadãos dos países desenvolvidos, que podem recusar-se a consumir produtos que sabem ter sido feitos com recurso ao trabalho infantil".(Convenção dos Direitos da Criança. In Infopédia).

DESAFIO I(VALE 5 PONTOS PARA O 1º QUE RESPONDER ACERTADAMENTE):
1. Identifique a figura representada na imagem.
2. Identifique a sua profissão.
3. Identifique a organização por ele fundada.
4. Quando foi fundada essa organização.
5. Identifique os objectivos da organização.
Vencedor: Rodrigo, 8º D.
A chave correcta da ficha realizada sobre a DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DO HOMEM: 1)b; 2)a; 3)a; 4)a; 5)c; 6)b; 7)c; 8)c; 9)b; 10)a.