2010/03/04

Auguste Rodin (1840-1917)



Escultor francês. O Gótico e Miguel Ângelo, as principais influências do seu trabalho. As suas obras, longe do academismo da época, prenunciam a revolução que viria a protagonizar e as inovações que viria a introduzir na escultura: expressividade das formas, o movimento e a energia deixada na matéria pelas suas mãos. Acusado de moldar as suas figuras directamente do natural, tal era o realismo explícito nas suas formas, o modelado das suas esculturas exprimem uma vitalidade e um realismo tão forte que o deixaram ligado à elevação da escultura a uma expressão artística autónoma.
Obras: "Homem a andar", 1877; "O Pensador", 1880-1904 (obra concebida para o centro do tímpano da Porta do Inferno. Representa Dante, reflectindo sobre a sua criação poética e simboliza o homem criador, em geral); "A Porta do Inferno", 1880-1917 (obra encomendade para o Museu de Artes Decorativas de Paris, foi fundida mas nunca chegou a ser aplicada. Teve como inspiração temática a Divina Comédia de Dante); "Os Burgueses de Calais", 1884-1895 (Uma das primeiras encomendas públicas feitas a Rodin, Nela evoca a história de seis notáveis de Calais que se entregaram ao inimigo para salvar a cidade, quando esta estava cercada pelos ingleses); "Danaide", 1885, "O Beijo", 1886 (O casal enlaçado é Paolo e Francesca, heróis de Dante. Tal como outras obras de Rodin, a peça foi concebida primeiramente para a porta do Inferno)); "A Catedral", 1907 (A posição em ogiva das duas mãos direitas, associada ao título que Rodin lhe atribuiu, conferem a esta peça uma dimensão mítica);




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