2011/01/20

M2 - Saberes


1. Sensibilizar-se para a importância do legado político-cultural clássico como uma das matrizes da formação da civilização europeia ocidental.

2. Reconhecer na sociedade europeia medieval factores de coesão que se sobrepuseram às permanentes diversidades político-regionais, distinguindo a importância da igreja neste processo.

3. Referir, em termos genéricos, os elementos de unidade e de diversidade na Europa do século XIII.

4. Distinguir, como unidades políticas, reinos, senhorios e comunas.

5. Reconhecer, no Sacro Império Romano-Germânico, a persistência da ideia de um Império romano e cristão.

6. Mostrar o papel desempenhado pela religião na coesão interna do mundo ocidental.

7. Caracterizar, em termos religiosos, culturais e geográficos, os outros mundos: Bizâncio e o Islão.

8. Reconhecer no surto demográfico do século XIII, na expansão agrária que o acompanhou e no paralelo desenvolvimento urbano, o desencadear de mecanismos favorecedores de intercâmbios de ordem local, regional e civilizacional.

9. Indicar os factores que contribuíram para a prosperidade europeia dos séculos XI a XIII.

10. Explicar o surto urbano.

11. Enquadrar as relações cidade-campo no renascimento de uma economia de mercado.

12. Descrever os espaços urbanos da cidade medieval.

13. Localizar os pólos mais dinâmicos da economia europeia.

14. Traçar um quadro genérico das principais rotas e produtos.

15. Explicar o desenvolvimento das novas práticas financeiras.

16. Evidenciar a fragilidade do equilíbrio demográfico.

17. Dominar conceitos: reino; senhorio; comuna; papado; Igreja ortodoxa grega; Islão; burguesia; economia monetária.

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