2011/02/02

O legado da cultura clássica

45


32
1


A Antiguidade Clássica marcou de tal modo a civilização ocidental que ainda hoje vivemos imersos em referências greco-latinas. Como sabemos, o sistema jurídico deriva da lei romana, as línguas românicas derivam do latim, a ideia de História é grega. Da Antiguidade herdámos, igualmente, o teatro, a filosofia, os jogos olímpicos… E o que se passa em relação à arte? São incontáveis os momentos em que, ao longo da História, se imitou e recriou a arte clássica. Esta permaneceu como paradigma de beleza. De todos esses momentos, o mais citado, pela abrangência espacio-temporal alargada e pela criatividade demonstrada é, sem dúvida, o Renascimento. Mas também a Idade Média soube preservar o legado clássico, de que hoje somos herdeiros.  E não só. Nos últimos três séculos a civilização ocidental comprazia-se em ressuscitar os modelos clássicos. Eis alguns exemplos:

1 - O ímpeto coleccionista seduziu vários intelectuais dos séculos XVIII e XIX, como Charles Townley. O conjunto das peças romanas, representado na pintura, viria a ser adquirido, em 1808, pelo British Museum, onde ainda se encontra (em 1816 o mesmo museu adquiriu o conjunto escultórico do Pártenon). As estátuas preenchem profusamente o espaço da biblioteca como se fossem amigos e quase parecem ter o tom da pele humana.

2- Esta cópia em tamanho real do Pártenon na cidade de Nashville, nos EUA, foi inicialmente construída em madeira e gesso, para a Exposição de 1897, e substituída por outra em cimento, em 1931. Com apenas 3 mm de erro, é um exemplo de arte como pura imitação.  

3 –  Um aproveitamento do monumento ao serviço do consumismo associado à réplica do Pártenon.


4 - Napoleão Bonaparte mandou erigir o Arco de Triunfo na Place d´Étoile para celebrar as vitórias militares. O monumento, realizado a uma escala superior à dos arcos de triunfo romanos, foi concebido em 1806 por J-F Chalgrin e foi completado por G. A. Blouet, já depois da era napoleónica, em 1836. A avenida que parte do Arco de Triunfo – les Champs-Élisées – cria uma linha de observação que maximiza o efeito de monumentalidade do edifício de inspiração romana.

5 – Inspirado no templo grego, o Supremo Tribunal dos EUA é um edifício construído em mármore branca, da autoria de Cass Gilbert e terminado em 1935. O frontão esculpido representa a “liberdade no trono” sob o olhar vigilante da “Ordem” e da “Autoridade”. A arte clássica pôde, assim, exercer, no passado recente, uma função legitimadora em relação a uma democracia recente, através da imitação artística do modelo presente na democracia mais antiga do mundo.

Sem comentários: