2008/09/21

Procura identificar cada um dos instrumentos e a respectiva função.







O ASTROLÁBIO permitia descobrir a distância que ia do ponto de partida até ao lugar onde a embarcação se encontrava, mas descobria-se isso medindo a altura do sol ao meio dia. Mas como era isso possível se não havia relógios? Era sim, pois mediam o tempo com ampulhetas, mas com resultados pouco rigorosos. Era vantajoso em relação ao quadrante, não só porque era mais fácil trabalhar à luz do dia, como pelo facto de a Estrela Polar não ser visível no hemisfério sul.

O QUADRANTE é um instrumento náutico utilizado nas navegações.Foram os navegadores portugueses os primeiros a utilizá-los. Com este instrumento determinavam os lugares onde se encontravam, medindo as latitudes através da altura da Estrela Polar relativamente à linha do Horizonte. Segundo alguns historiadores, a Astronomia Náutica começou a ser utilizada em Portugal por iniciativa do Infante D. Henrique.

A BALESTILHA é um instrumento para medir a altura do Sol em graus. Foi bastante utilizado pelos Portugueses na Época dos Descobrimentos. A origem do seu nome remonta ou de “balhestra”, que significa besta, a arma medieval, ou, mais provavelmente, do árabe “balisti”, que significa altura , nesse caso a vertical do astro. Para saber a altura do sol, a acção decorria de costas para o Sol, por causa da intensidade da luz.Terá sido o primeiro instrumento desta época a utilizar espelhos para trazer o astro ao horizonte do mar, mesmo tendo aparecido depois do astrolábio e do quadrante. Existem documentos que comprovam que este instrumento terá sido fabricado até ao início do século XIX. Assim, pode-se intuir que este tenha sido dos instrumentos mais utilizados durante Descobrimentos; supõe-se que tenha sido inventado pelos portugueses.

A BÚSSOLA, instrumento de navegação muito importante a bordo. Baseia-se no princípio que um ferro natural ou artificialmente magnetizado aponta sempre para o eixo norte-sul segundo a direcção do campo magnético da Terra. Os chineses conheceram-na muito antes dos europeus. Foram aqueles os primeiros a fazerem uso da propriedade da magnetite para procurarem os pontos cardeais. A bússola foi sem dúvida o instrumento mais conhecido dos Descobrimentos, pois foi provavelmente o mais importante. Indicando sempre o Norte, uma ajuda preciosa para todo e qualquer navegador.

7 comentários:

Anónimo disse...

1-Quadrante
2-Balestilha
3-Bússola
4- Astrolábio

Beatriz ( nº5) Rafaela ( nº 23) Albertino (nº1)

8ºD

Rosário disse...

Muito bem! Falta referir a respectiva função.

Anónimo disse...

1-Quadrante
2-Balestilha
3-Bússola
4-Astrolábio


Estes instrumentos servem para ajudar nas descobertas marítimas, a partir dos astros.


Rafaela Vieira-8ºD

Rosário disse...

Sim, são instrumentos de orientação marítima, a partir da observação dos astros, fundamentais na época dos descobrimentos portugueses do século XV e XVI, mas...de que forma funcionavam cada um deles?

Anónimo disse...

1. Quadrante- servia para determinar os lugares onde estavam, medindo as latitudes através da Estrela Polar relativamente à linha do Horizonte;
2. Balestilha- servia para medir a altura do Sol em graus;
3. Bússola- instrumento usado para determinar direcções através de uma agulha magnética;
4. Astrolábio- servia para medir a distância entre o ponto de parida até ao local onde estavam, medindo a altura até ao Sol, ao meio-dia.

Beijinhos,

Ana Peixoto nº3 8ºD

Anónimo disse...

1-Quadrante(servia para indicar o lugar onde estavam)
2-Balestilha(este instrumento era necessitado para ver a medida do sol em graus)
3-Bússola(indicava caminho através dos pontos cardeais)
4-Astrolábio(indicava o caminho através dos astros)

Vitor silva
nº29
8º D

Rosário disse...

Boa Ana e Vítor!