2008/11/29

J.Bosch; P. Bruegel





- realçavam o absurdo na vulgaridade, expondo as fraquezas e loucuras humanas -

Dedico estes dois vídeos a dois alunos que apreciam arte: Regina/José Carlos.

Para Regina Coelho: J.Bosch inspirou Salvador Dali?

1 comentário:

Anónimo disse...

Bosch e Bruegel, dois pintores tão distintos, e tão comuns!Sobre Boch não teremos muito a dizer, no oposto da sua loucura, esconde-se uma realidade tão vívida, uma certeza tão presente..."A morte de um avarento" é para nós o mais original e o melhor (pelo menos, do vídeo), retrata na perfeição o buraco da avareza e de todos os avarentos que aí caem; o pormenor do pequeno ser ao lado da cama com um saco é essencial!
"As obras de Bosch demonstram que foi um observador minucioso bem como um refinado desenhador e colorista. O pintor utilizou estes dotes para criar uma série de composições fantásticas e diabólicas onde são apresentados, com um tom satírico e moralizante, os vícios, os pecados e os temores de ordem religiosa que afligiam o homem medieval."; e como fãs da sátira e do mundo negro que somos, Bosch torna-se para nós um pintor presente na nossa vida!
Por outro lado, Bruegel usa cores bastante vivas, aplativas, tão lúcidas e despertadas que nos faz sentir parte da sua obra! Paralelamente a Bosch, cria também cenários e loucura e fraqueza humana, que nos caem aos pés como um rotina!

-Regina- Gustav Klimt, Salvador Dali,Egon Schiele,Willem De Kooning, Van Gogh,Andy Warhol, ...
José Carlos- Gustav Klimt, Jackson Pollock, Salvador Dali, Rothko, Willem De Kooning,Egon Schiele ...

Made in Portugal - José Malhoa

=)* Regina e José Carlos