2009/03/23

8º D - Reflexões individuais sobre a Convenção dos Direitos da Criança

A CONVENCÃO DOS DIREITOS DA CRIANÇA É UM DOCUMENTO QUE EU CONSIDERO DE EXTREMA IMPORTÂNCIA PORQUE…

1 Albertino: Os países que não assinaram a Convenção deveriam ser prejudicados em termos económicos e sociais.
2 Ana Glória: Se com ela as crianças já são exploradas nem imagino o que seria se a Convenção não existisse. Todos os adultos já foram crianças, por favor não maltratem aquilo que já foram!
3 Ana Sofia: Os países economicamente mais pobres aproveitam-se do trabalho da criança e da sua incapacidade de se oporem. Daí a extrema importância de um documento deste género de forma a evitar a prostituição, o tráfico infantil, a escravatura, a falta de igualdade e liberdade.
4 André: Ajuda a proteger as crianças, por vezes esquecemos que o que acontece a algumas pode acontecer às nossas!
5 Beatriz: É importante porque exprime os nossos direitos.
6 Carlos: Todos os seres humanos têm o direito de seguir os seus sonhos e os pais devem ajudar a alcançá-los. O trabalho infantil deveria ser extinto em todo o mundo!
7 Eduardo: A Convenção ajuda a compreender que somos todos iguais.
8 Francisca: Todos nós temos direitos, os da criança devem ser salvaguardados como todos os outros.
9 Inês: A convenção é importante porque protege a criança contra o trabalho infantil, toda a criança deve ser respeitada, instruída para que no futuro seja um bom trabalhador, uma boa pessoa e se saiba integrar, em pleno, na sociedade.
10 Isabel: É um documento que obriga os cidadãos a respeitar, a educar e a bem tratar as crianças.
11 José Carlos: Todas as crianças devem ser bem tratadas, nomeadamente com carinho.
12 Laura Beatriz: É importante pois não podemos ser comparados a adultos.
13 Luís Coelho: Todas as crianças deveriam ter conhecimento dos seus direitos de forma a serem respeitadas.
14 Luís Nunes: É importante porque toda a criança tem o direito de ter uma vida feliz, o direito de ser criança. Para mim a infância é a parte da vida mais importante de uma pessoa!
15 Luís Dias: As crianças não devem ser usadas como máquinas a combustível quando os adultos querem e lhes apetece. Todas as crianças têm direito a ser felizes. Crianças unidas jamais serão vencidas!
16 Luísa: É importante por proteger, defender a liberdade e igualdade de direitos
17 Mª Luís: É importante para que as crianças tenham o direito a aprender, estudar, brincar, coisas indispensáveis à vida de criança.
18 Marta: A Convenção permite não transformar as crianças em escravos dos adultos e viver num clima de maior diversão e não no da tristeza e solidão.
19 Nuno: Acho que conseguimos distinguir a vida das crianças entre os países desenvolvidos e subdesenvolvidos. Todas deveriam ter a oportunidade de aproveitar o seu tempo de pequenos e poderem brincar.
20 Orlando: A Convenção dá a oportunidade de estudar, um bem essencial à criança, além de evitar que as mesmas sejam alvo de crimes como violação ou homicídio.
21 Pedro Amaral: A Convenção permite punir quem maltrata, contudo é necessário pensar que as crianças não têm só direitos mas também deveres.
22 Pedro Martins: É importante porque as crianças necessitam de ser defendidas pelos adultos de forma a poderem chegar à idade da vida adulta sem problemas.
23 Rafaela: E importante porque todos os adultos devem cumprir com o seu dever, o de tornar as crianças felizes.
24 Ricardo: É um documento importante para que as crianças sejam consideradas como cidadãos.
25 Rodrigo: Os países em vias de desenvolvimento e culturalmente pouco comprometidos exploram mais as crianças.
26 Rui Moura: Se a Convenção não existisse poderíamos estar a trabalhar com 13 anos, o que era uma injustiça!
27 Sara: As crianças são exploradas pela sua própria família para beneficiar o rendimento familiar. É horrível roubar a infância pela sua própria família. Diz não à escravatura!
28 Sofia: A Convenção é um documento importante pela imposição da escolaridade obrigatória e assim todos terem a oportunidade de preparar um bom futuro.
29 Vítor: Acho que todos os países do mundo deveriam assinar esta Convenção.

3 comentários:

Ana Rola disse...

A meu ver as melhores reflexões, são, a da Sara, a do Luís Dias e a do Nuno... As outras também estão boas, mas estas chamaram-me mais a atenção.

Anónimo disse...

Concordo com a Rola, uma vez que estas reflecções são as mais completas.As da Ana Sofia está boa:
Gosto muito!

Carlos César 8ºD

Anónimo disse...

A meu ver, todas as reflexões estão muito bem estruturadas, umas mais que outras, mas o que interessa é que conseguimos opinar sobre o tema e adoramos!

Ana Sofia nº3 8ºD