2011/05/18

Artigo redigido pelas alunas Cátia Ferreira, Maria Rodrigues e Patrícia do Rosário, 10º 11


Invenção da Imprensa
O que é a Imprensa? Quando foi inventada? Quem a inventou?
Quando foi introduzida em Portugal?
Até ao aparecimento da imprensa, os livros eram raros e caros. O alemão Gutenberg fez grandes progressos na arte da impressão e idealizou novas técnicas para o seu desenvolvimento. Em particular, foi decisivo o uso de tipos (letras) soltos, assim como a utilização da prensa manual e das regretas que alinhavam os tipos, facilitando desse modo a composição dos textos.
A difusão do Humanismo e o desenvolvimento da cultura em geral foram muito favorecidos pelos progressos na reprodução de textos.
A técnica de gravação realizada com placas de madeira (xilografia) serviu também de base para o aparecimento da imprensa na Europa.
A Bíblia editada por Gutenberg constitui uma verdadeira jóia da impressão de todos os tempos. A sua tiragem foi de 150 exemplares em papel e de 30 em pergaminho fino.
 Gutenberg terá começado as suas primeiras experiências em 1438, data a partir da qual fabricou as matrizes, fundiu os tipos de letra metálicos e realizou, com toda a certeza, algumas primeiras provas de impressão. Mais do que na sua faceta de inventor, a importância de Gutenberg reside no facto de ter sabido coordenar perfeitamente os três processos básicos para a impressão de textos: a fundição dos tipos móveis, o seu ordenamento adequado para a composição de textos e uso hábil de prensas.
O invento foi primeiro introduzido em Itália, em 1464, tendo-se instalado perto de Roma dois impressores alemães. Veneza converteu-se num grande centro de impressão de livros gregos e latinos, assim como de obras de humanistas italianos. Posteriormente, passou a França, em 1470, e a Inglaterra, em 1479.
Em Portugal, a imprensa deve ter sido introduzida na cidade de Leiria, propondo-se datas com 1470 ou 1481. Os primeiros livros saídos do pruelo parecem ter sido o Pentateuco em hebraico, do judeu Samuel Gacon, publicado em Faro no ano de 1487, e o Tratado de Confissom, provavelmente a primeira obra em português, impresso em Chaves em 1489. Portugal foi o primeiro país a transportar a tipografia para África, para a Índia, a China, o Japão e o Brasil.

Sem comentários: