2011/05/19

Análise dos documentos, pp. 38-39, pela aluna Mariana Duarte, 10º 11

Análise dos documentos, pp. 38-39

Doc. 5 "Representação da cartografia medieval"

·         Os documentos 5-A, B e C, são planisférios de alturas diferentes, apresentados quase como uma evolução ao longo dos anos/séculos.
Das representações cartográficas presentes, destaco como menos rigorosa, a do doc. A. Este planisfério T-O é o mais antigo dos três, e portanto, o menos realista. Elaborado de modo muito simples e simbólico, com pouca informação, mostrando a Terra em forma de disco plano, rodeada por um Oceano e dividida em 3 continentes ( Europa, Ásia Ocidental e África do Norte) por separação de 1 mar (Mediterrâneo) e 2 rios (Nilo e Tanis/Dom). Também o doc. B é pouco rigoroso, com bastante ausência de informação nomeadamente acerca das zonas correspondentes ao hemisfério Sul. Isso deve-se, provavelmente, ao facto de na altura ainda não se ter conseguido avançar muito para Sul e pouco se sabia dessa parte do Mundo.
Considero como planisfério mais fidedigno (para a época), mais credível e conforme a realidade (conhecida), o doc. C, o Planisfério de Ptolomeu, ainda editado em 1482. É notório que contém mais informação e está mais completo e rigoroso.

Doc. 6 "Uma nova imagem da Terra em fins do século XV"

·         O texto apresentado remonta a um documento historiográfico, visto ter sido produzido em 1997. Informa-nos de que a cartografia, antes da essencial intervenção de Henricus Martellus e Martin Behaim continha inúmeros erros geográficos. Henricus Martellus, cartógrafo alemão ligado ao acontecimento em que Bartolomeu passa o Cabo das Tormentas, depois designado Cabo da Boa Esperança, elaborou um mapa-múndi apresentado 1 ano depois, com uma nova concepção e um novo conhecimento do mundo para além daquele tão temido cabo. Neste mapa, salientam-se, por exemplo, as correções nas quais os oceanos Atlântico e Índico demonstram uma ligação entre si.
Por sua vez, Martin Behaim participou no descobrimento do rio Zaire com Diogo Cão em 1483, produzindo em 1492 uma representação tridimensional da Terra: o globo terrestre. Deste modo, o Mundo ficou representado de forma mais realista e tendo em conta os descobrimentos (portugueses) que iam sendo cumpridos, o globo apresentava uma informação e correções muito mais completas em comparação aos planisférios impressos no reinado de D. João II apoiando-se nos modelos antigos de Ptolomeu.

Doc. 7 "Alguns exemplos da cartografia portuguesa na época dos Descobrimentos"

·         Este planisfério redigido em 1502 considera-se bastante actualizado pois já conta com o litoral brasileiro, região oficialmente descoberta dois anos antes. Para além disso, representa África com grande exatidão e precisão.
·         A maior correção dos mapas deve-se principalmente ao facto de demarcarem as terras tomando o céu como ponto de partida e desenhando-as com as devidas medidas: “E esta é a verdadeira e perfeita Geografia, a qual principalmente consiste em demarcar as terras pela correspondência ao céu, com devida (…) certeza(…)”.
·         Com um aglomerado de novos instrumentos de navegação, novas embarcações e preparações espácio-temporais, os portugueses alcançaram inúmeros locais até então por descobrir. Através de tais proezas, os portugueses contribuíram para o aperfeiçoamento da cartografia da Terra, pois passaram a registar-se as regiões ou ilhas descobertas, rumos seguros, com escalas apropriadas e ilustrações do que se podia encontrar nas zonas descritas, elaborando-se, cada vez mais, uma representação cartográfica mais detalhada, precisa e correcta do Mundo.

1 comentário:

João Andrade disse...

Olá tudo bem ? Estou aqui visitando o seu blog e gostei muito do conteúdo. Procuro parcerias com outros blogs se interessar pra vc entra em contato comigo no blog ou no msn ok? CONTO TAMBÉM COM UM ESPAÇO PARA DIVULGAR OUTROS BLOGS PARA PARTICIPAR É FACIL BASTA VC ADICONAR ESSE ENDEREÇO NO SEUS CONTATOS DO MSN : group1382564@groupsim.com NESSE CHAT VARIOS BLOGUEIROS E AMIGOS DE BLOGUEIROS PARTICIPAM DIARIMENTE , PARTICIPE !!!!abraço.ACESSE: www.girodigitalnews.blogspot.com